top of page

SOBRE

O Círculo – Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena, do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, surgiu em 2014 como expansão territorial do GIPAC, um coletivo focado na pesquisa do teatro de animação. O Círculo tem por objeto de pesquisa a mutabilidade dos fenômenos cênicos contemporâneos envolvendo as artes cênicas e outros domínios. O grupo busca a eliminação das noções tradicionais de autoria e prestígio individual na produção do conhecimento. Há o interesse na publicação de artigos de autoria coletiva, nomeados por ordem alfabética, tal como uma dança circular. A pesquisa coletiva e não a autoria individual é o que aglutina e nos move, é ela que nos representa em congressos e seminários. Os atores individuais são representantes do coletivo. A ideia de circulo perpassa todas as atividades: a pesquisa científica, o fazer artístico e as relações pessoais.  As funções internas constituem paragens transitórias necessárias ao funcionamento de O Círculo que espelha o fazer investigativo sempre em mutação. 

QUEM SOMOS

FELISBERTO SABINO DA COSTA - COORDENADOR

Possui especialização em teatro e dança pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, atuação com objetos e teatro de animação.

CHRISTIANE MARTINS - INTEGRANTE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), licenciada em Educação Artistica, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (2012), no qual pesquisou o hibridismos das linguagens artísticas, principalmente entre as Artes Cênicas e Visuais. Atualmente cursa doutorado em Artes e MBA em Gestão Escolar, ambos na Universidade de São Paulo. Atua como arte-educadora desde 2007, e no mercado de artes visuais desde 2013. Integra, também, o Laboratório de Práticas Performativas da ECA/USP.

IPOJUCAN PEREIRA DA SILVA - INTEGRANTE

Ator, diretor e professor de Interpretação, Teoria Teatral, Teatro Fisico e Teatro de Animação. Bacharel, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desenvolveu uma pesquisa de doutorado sobre Mascaramento Espacial, que envolve Teatro Físico, Dança Contemporânea, Performance e Teatro de Formas Animadas. Trabalhando com artes cênicas em São Paulo desde 1992, conduz nos últimos anos o Grupo Teatral Isla Madrasta, no qual desenvolve um trabalho de pesquisa centrado no corpo do ator como centro de criação, combinado com linguagens físicas, tais como Teatro de Formas Animadas, Clown, etc.

RUDSON MARCELO DUARTE - INTEGRANTE

Ator e Diretor Teatral. Graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes, onde desenvolveu sua pesquisa sobre o Théâtre du Soleil e os procedimentos de transmissão e utilização da máscara para um mascaramento denominado Corpo-máscara. Como docente atua na área de Interpretação Teatral, Teatro Físico e Máscara, ministrando aulas no SENAC (Unidade Lapa Scipião) e na Escola Recriarte. Pesquisador de procedimentos físicos para o ator, criou em 2011 a Líquido Noir, Cia. que dedica-se ao estudo do cruzamento entre a performance e o Teatro. É diretor do Ovo Núcleo de Investigação Teatral, Cia criada para estudar o teatro físico com vista a uma identificação de um corpo brasileiro, através da antropologia teatral. 

Danilo.jpg

DANILO CORREA - INTEGRANTE

Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Graduado em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou do Grupo de Pesquisas em Máscaras (GEAC) coordenado pela Prof. Dra. Vilma Campos dos Santos Leite, do Instituto de Artes, da Universidade Federal de Uberlândia. Formou-se em Atuação pela SP Escola de Teatro. Ator, diretor e dramaturgo. Pesquisador das máscaras, cultura popular, corpo e texto. 

FLÁVIA BERTINELLI- INTEGRANTE

Atriz, formada pela EAD-ECA-USP, mestranda em Artes Cênicas pela ECA-USP. Curso de “Commedia dell’arte” na Itália. É bacharel em Direito, pela Universidade de Guarulhos, Jornalista pela Liminar e formada em Ballet Clássico. Participou de  Workshops com  Denise Stoklos; Bete Dorgam; Madalena Bernardes e Ivaldo Bertazzo. Atuou em espetáculos teatrais de diversos gêneros- musical, comédia, drama e intervenção urbana. Integra  núcleos teatrais, cujos trabalhos recentes são: FEIO-GRÃO – Prêmio FEMSA Coca-Cola e APCA-2016; TILIM, uma janela para voar! Cia Le Tempê; Heresia ou o Ponto de Vista da Carne Queimada – Intervenção Urbana- Prêmio Zé Renato e a Teia de Nanci-Casa Realejo de Teatro. Foi apresentadora de programa de entrevistas pela Alpha Nertwork. Dirigiu trabalhos para o teatro, como o premiado Jogo de Cenas. Atualmente orienta na sua oitava edição  grupos e diretores no interior e litoral do Estado de São Paulo pelo Projeto Qualificação e Artes- SP. É professora do FIC-FASCS ( Fundação São Caetano do Sul). Dirige e atua no solo “ Bagattino encontra MalasArtes”.

IVANA MOURA ALVES - INTEGRANTE

Jornalista, crítica de teatro, escritora, artista e produtora cultural. Idealizadora e editora do Satisfeita, Yolanda? (www.satisfeitayolanda.com.br), blog de crítica teatral e áreas afins. Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo — USP, com uma pesquisa sobre a prosa poética contemporânea do escritor pernambucano radicado em São Paulo Marcelino Freire, encenada pelo Coletivo Angu de Teatro, do Recife (PE). Mestra em Letras / Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco — UFPE (2005). Especialista em Jornalismo e Crítica Cultural pela UFPE (2004). Especialização em Política Cultural. UFPE, 1997. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1985). Autora do livro "Osman Lins, o Matemático da Prosa" (Volume 8 de Coleção Malungo. Editora Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2003) e do capítulo do livro "Vitral ao Sol: ensaios sobre a obra de Osman Lins", organizado por Ermelinda Ferreira (Editora Universitária da UFPE, 2004)

TOM DUPIN - INTEGRANTE

Diretor, dramaturgo, poeta e Arte educador, Mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo, além de Ator formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e pelo Teatro Escola Célia Helena. Estudou Lingüística na Faculdade de Letras e bacharelado em Direção Teatral e Teoria do Teatro na Universidade de São Paulo. Foi do segundo núcleo de Dramaturgia do SESI.  Atualmente ministra aulas de teoria e prática do teatro em duas escolas de formação do ator e também atua como Artista Orientado no Vocacional Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.  Leciona Teoria do Teatro e práticas Teatrais em Duas Escolas de Profissionalização de ator em São Paulo e também atua como arte educador através de ONG na região periférica da cidade. 

bottom of page